10 comidas típicas holandesas

Olá! :)

Vou traduzir aqui esse post sobre 10 comidas típicas holandesas. Para quem quiser ver o original, em inglês, é só clicar na fonte lá embaixo 😉 Ah, embaixo de cada explicação, deixei minha opinião pessoal sobre cada uma.

“De mini panquecas a croquetes vendidos numa máquina, Amsterdam oferece ao viajante faminto muitas experiências culinárias únicas. Não volte para casa sem experimentar pelo menos uma dessas comidas tradicionais holandesas.

Bitterballen

Você saiu para beber, mas esqueceu de jantar. Os 8% de álcool das cervejas belgas estão começando a cobrar seu preço. O que fazer? A resposta é: bitterballen. Deliciosos bolinhos de carne bem fritos e crocantes tradicionalmente servidos com mostarda para mergulhá-los – eles são a última palavra em aperitivos e podem ser encontrados no menu da maioria dos bares.

Minha opinião: Delicioso!

Stroopwafel

Se você quer experimentar um doce holandês, escolha o stroopwafel. Duas bolachas finas grudadas por uma camada de calda doce; essas iguarias deliciosas ficam ainda melhores quentes e feitas nas feiras  ou padarias.

Minha opinião: Bem doce e muito gostoso!

Batatas fritas

Sim, mas não qualquer batata. Confie. Você verá essas batatas chamadas “patat ou “frites” nos menus e são tradicionalmente servidas num papel quente em forma de cone coberta com diferentes e saborosas coberturas. Peça por “patatje oorlog” por uma generosa cobertura de creme de amendoim, maionese e cebola ou uma “patat speciaal” por uma mistura de molho curry, maionese e cebola.

Minha opinião: Eu peço só com maionese e amo!

Haring (Arenque cru)

Arenque (um tipo de peixe) cru pode soar um pouco assustador no início, mas os visitantes de Amsterdam deveriam lhe dar uma chance. Você verá carrinhos de arenque servindo essa especialidade holandesa por toda a cidade – peça um “broodje haring” para que o peixe seja servido num pequeno sanduíche com picles e cebola. A melhor época para experimentar é entre maio e julho quando dizem que o arenque está mais fresco.

Minha opinião: Comi no pão. Vale a pena experimentar, mas não gostei muito.

Croquete da máquina

Agora nós não estamos falando de um alto padrão culinário, mas esses cafés com “buracos na parede” estão na principal lista holandesa do que você deve provar. Vá para qualquer FEBO e você verá uma variedade de lanches quentes incluindo hambúrgueres, krokettenfrinkandellen atrás de portas de vidro. Coloque algumas moedas no lugar indicado e pronto, o jantar está servido.

Minha opinião: Muito bom! Experimente o “croquete de carne” (kroketten) que é ótimo! 

Queijo

O queijo faz parte de um grande mercado na Holanda, então não vá embora sem visitar uma das muitas lojas ou mercados de queijo em Amsterdam e experimentar um pouco de queijo Gouda, “Geitenkaas” ou “Maasdammer”. Para se introduzir aos populares queijos holandeses, vá ao Museu do Queijo (Cheese Museum) ou a uma loja Cheese & More (Henri Willig Cheese and More). Depois, visite o Reypenaer Tasting Room para uma degustação profissionalmente guiada de seu queijo premiado. Na Negen Straatjes (9 Streets) as prateleiras do Kaaskamer estão repletas com queijos da Holanda e do exterior.

Minha opinião: Adoro ir a Cheese & More experimentar queijos de todos os tipos.

Poffertjes

Essa pequenas nuvens fofinhas de bondade são servidas em restaurantes ou “panquecarias” por toda Amsterdam, mas nada supera um saco de poffertjes quentes e com manteiga de uma feira de rua. Jogue açúcar de confeiteiro por cima e aproveite!

Minha opinião: É bom demais! Com banana e nutella, morango e chantili ou qualquer combinação desse tipo também é divino!

Stamppot

Para noites de inverno, stamppot é uma boa pedida. Sua tradução literal seria algo como “purê de pote”, o prato tradicional possui batata amassada com outros vegetais – tradicionalmente stamppot inclui várias combinações de chucrute, cenoura, cebola ou espinafre – e, geralmente, é servida com uma deliciosa linguiça.

Minha opinião: Ainda não experimentei!

Indonesian Rijstaffel

A forte influência indonésia na comida de Amsterdam pode ser vista (e seu cheiro pode ser sentido, mmm) por toda a cidade. Peça um rijsttafel (mesa de arroz) para uma verdadeira experiência indiana-holandesa; uma mistura de pratos pequenos de todas as Ilhas das Especiarias, desenvolvido nos tempos da colonização holandesa, a fim de permitir que os colonos pudessem provar pratos de todo Indonésia.

Minha opinião: Não experimentei ainda.

Tompouce

Aparentemente nomeado após a apresentação de um anão que atendia pelo nome artístico de Tom Pouce, este bolinho retangular cheio de creme é caracterizado por uma camada de glacê cor de rosa na parte superior. Tompouce é estritamente regulamentado para garantir a consistência em tamanho, forma e cor – embora nos últimos anos a cobertura de glacês tenha se transformado em laranja brilhante durante o Dia do Rei.

Minha opinião: O que eu experimentei, não gostei muito. 

Fonte: 10 Dutch foods to try in Amsterdam | I amsterdam

3 ideias sobre “10 comidas típicas holandesas

Deixe uma resposta