Conta no Banco e Prefeitura

Olá! :)

Hoje, o assunto é burocrático, não é divertido, mas é necessário.

Depois de ir à Imigração e acertar nosso visto, nossas próximas paradas tinham que ser um banco (para abrir uma conta) e a prefeitura (para fazer nosso cadastro e receber o BSN).

E aí temos um pequeno problema: para abrir conta em um banco você precisa do BSN, para ter o BSN você precisa do contrato de aluguel, para alugar uma casa você precisa de uma conta em um banco. E é nesse momento que ficamos presos pela burocracia.

Mas já sabendo disso, o banco “deu uma aliviada” e nos permitiu abrir uma conta sem BSN. Abrimos no ABN AMRO. Em vários bancos, já tem uma pessoa responsável pelas contas de estrangeiros, que faz tudo em inglês. Nossos amigos, que já moravam aqui, nos passaram o email da gerente (mas você pode ligar no telefone abaixo), marcamos um horário e fomos ao banco com passaportes, carteirinhas da imigração, contrato de trabalho do Alexandre e passamos o endereço da casa onde estávamos hospedados. Os cartões de débito e as respectivas senhas chegaram poucos dias depois pelo correio.

Banco resolvido, hora de se cadastrar na prefeitura.

Ligamos para prefeitura de Rotterdam e eles só tinham horário para dali a um mês. Não tínhamos o que fazer a não ser esperar. Como nesse período iríamos mudar para o Haarlem e teríamos que nos recadastrar na prefeitura, esperamos para vir direto na daqui.

Como a cidade é menor, de manhã (das 9h às 12h) não precisa nem marcar horário, é só ir até lá. Fomos com nossos passaportes, carteirinha da imigração, certidão de casamento traduzida e juramentada, certidões de nascimentos traduzidas e juramentadas, contrato de trabalho do Alexandre, contrato de aluguel da casa e cópia do passaporte da dona da casa.

Lá, tivemos que preencher um formulário gigante e só. O BSN seria enviado pelo correio.

Alguns problemas com o correio depois, a carta chegou e tínhamos o tão exigido número (BSN) para começar os próximos passos: regra dos 30% no contrato do Alexandre, plano de saúde e carteira de motorista.

Mas isso é assunto para o próximo post 😉

ABN AMRO
Informações sobre como abrir uma conta
Telefone: 0900 – 81 70
Telefone se for ligar de fora da Holanda: +31 10 – 241 17 23
(Os telefones funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana)

Gemeente Haarlem (Prefeitura)
Zijlvest 39, 2011 VB
Telefone: 14 023
Telefone se for ligar de fora da Holanda: 00 31 23 511 5115)
Horário de funcionamento: 2a a 6a das 9h às 16h (5a até às 20h)

Por enquanto, fico por aqui.
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até semana que vem!

 

Uma ideia sobre “Conta no Banco e Prefeitura

  1. Pingback: Sistema de saúde | Helena Eher

Deixe uma resposta