Bicicletas

Olá! :)

A bicicleta é um dos cartões de visita da Holanda. O lugar com mais bicicletas do mundo e o mais seguro de pedalar também.

Chegando aqui, não há como não ficar espantado com a quantidade de bicicletas nas ruas e os gigantescos estacionamentos para elas (sempre lotados). Até se acostumar, é mais provável ser atropelado por uma delas do que por um carro.

10912841_742340612529520_1710321897_n

A história das bicicletas começa na Segunda Guerra Mundial. Antes disso, havia poucas ciclovias, não muito boas nem seguras. Depois da guerra, na reconstrução do país, eles decidiram dar mais importância aos carros. Praças e construções foram destruídas para que houvesse mais espaço para esses automóveis.

Em 1971, 3300 vidas foram perdidas em acidentes no trânsito, sendo que mais de 400 eram de menores de 14 anos. Isso levou o povo às ruas para protestar, pedindo por ruas mais seguras.

Em 1973, teve uma crise do petróleo. O Primeiro Ministro fez um pronunciamento dizendo que eles deveriam ser menos dependentes do combustível, mas sem diminuir a qualidade de vida. Com isso, surgiram políticas para encorajar o ciclismo, como os domingos sem carro.

Além disso, os centros se tornaram livres de carros (continuam até hoje).

Em 1975, começaram a construir as ciclovias. E, a partir daí, a “cultura da bicicleta” só aumentou até se tornar o que é hoje (e tudo indica que só continuará aumentando).

Hoje, são quase 35 mil km de ciclovias pelo país, com cerca de 18 milhões de bicicletas (maior que o número de pessoas que moram aqui, por volta de 16 milhões). Elas têm as preferenciais no trânsito e são usadas, faça chuva ou frio, não só para passear, mas para ir ao trabalho, ao supermercado e a outros compromissos diários.

Bicicletas estacionadas na frente do supermercado.

Bicicletas estacionadas na frente do supermercado.

Desde crianças até os idosos, a bicicleta faz sucesso e é com certeza o meio de transporte preferido por aqui.

Vou deixar duas sugestões aqui, para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto:

1- Blog com números sobre a Holanda (em inglês)

2- Vídeo sobre a história das bicicletas na Holanda (em inglês com legenda em português)

Por enquanto, fico por aqui.
Escreva seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até semana que vem!

Deixe uma resposta