Mergulho de Ano Novo

Ano passado, eu mostrei aqui para vocês a tradição holandesa de entrar no mar no dia 01 de janeiro.

Agora vou traduzir um post que achei falando um pouco sobre o assunto:

Todo Ano Novo, milhares de pessoas na Holanda pulam no mar gelado ou em lagos vestindo um brilhante gorro laranja. Por quê? É o tradicional mergulho de Ano Novo!

O Mergulho de Ano Novo ao longo dos anos

O primeiro mergulho de Ano Novo aconteceu em Zandvoort [a praia aqui perto, onde filmei ano passado] em 1960. Naquela época, apenas um pequeno grupo decidiu enfrentar o frio e a umidade, mas desde então se tornou um grande evento.

Há outro países que sediam o mergulho de Ano Novo, mas nenhum deles tem tantos lugares populares como na Holanda. Em 2015, mais de 50 mil pessoas em todo país mergulharam em águas de, em média, 8ºC em mais de 125 lugares da Holanda.

O atual ponto mais famoso é Scheveningen, onde um máximo de 10 mil heróis desafiam o Mar do Norte.

Lugares populares

[Sites em holandês]
Scheveningen, The Hague
Amsterdam Amstel
Amsterdam Ijburg
Arnhem
Hoek van Holland
Den Bosch

Gorros da Unox

Unox é uma marca conhecida por seus produtos holandeses, como rookworst (um tipo de salsicha). Entretanto, eles também têm sido os patrocinadores oficiais do mergulho de Ano Novo desde 1998, fornecendo gorros e sopa de ervilha aos mergulhadores.

Graças a Unox, ver milhares de pessoas correndo em direção à agua congelante vestindo gorros laranjas brilhantes pode ser considerado com uma experiência autenticamente holandesa.

 

 

Por que mergulhar?

Por que exatamente as pessoas decidem coletivamente pular na água no meio do inverno para dar às boas-vindas ao ano novo continua sendo um mistério para muitos.

Há mergulhadores que usam os patrocínios desse esforço gelado para doar para caridade. O mergulho em Hoek van Holland vai coletar dinheiro para ZZF (uma Fundação de Doenças Raras), e o rendimento em Arnhem vai para o centro de veteranos.

Alguns apreciam a prática como uma tradição e fazem disso uma experiência social com amigos, alguns se deliciam com o choque da água gelada e gostam de forçar seus limites, e outros gostam de, literalmente, dar ao Ano Novo um começo revigorante. Um mergulho bem executado por um corpo saudável pode também ter benefícios para a saúde.

Uma coisa é certa – a rotina de um longo ano e a ressaca das celebrações de Ano Novo vão desaparecer em um instante, assim que a água encostar na sua pele.

anoNew Year Dive in the North Sea the Netherlands
Katwijk, Jan 1 2011ano2

Fonte: http://www.holland.com/global/tourism/interests/traditional.htm

Antes que alguém pergunte, não, não tivemos coragem de fazer isso ainda hahaha.

Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para conversar comigo aqui nos comentários ou nas redes sociais (Facebook / Twitter) que ficarei feliz em ajudar!

Abraços e até a próxima!

Postado em 30/12/2015

 

Deixe uma resposta