Rotterdam

Nossa primeira parada foi em Rotterdam, cidade na qual moram os nossos amigos.

Ela é a segunda maior cidade da Holanda e fica na província da Holanda do Sul.

A primeira coisa que me chamou atenção é que ela não se parece em nada com as cidades europeias que eu já havia visitado. Nada de construções antigas e baixas. Nada de ruas estreitas. No lugar disso, vemos edifícios cinzas e altos. Largas avenidas. Arquiteturas modernas. Um cenário que nos remete mais à nossa imagem da América. Ao menos, no centro.

rsz_1rsz_img_5801rsz_1rsz_1img_5800-2rsz_1rsz_img_5815

rsz_1rsz_img_5961rsz_1rsz_img_5819rsz_1rsz_img_5818

Na parte mais residencial, os prédios são menores, no máximo quatro andares. E a grande maioria é de tijolinhos à vista e grandes janelas.

rsz_1rsz_img_6042rsz_1rsz_img_5839

A cidade é bastante agitada. Com trânsito composto por carros, trans, muitas bicicletas, motos e pedestres. Tudo bem sinalizado (tirando as placas escritas em holandês, claro), lugares próprios para cada tipo de meio de transporte, fácil de se locomover.

O centro é bem bonito, parece um shopping a céu aberto. Muitas lojas, flores, bancos. Um lugar bastante agradável. Diferente de algumas cidades da Europa, aqui as lojas também abrem de domingo.

IMG_5789rsz_1rsz_img_5786

rsz_1rsz_img_5841rsz_1rsz_img_5945

Dei uma pesquisada em um site sobre a cidade (http://en.rotterdam.info/visitors/ – em inglês) e ele passa o horário em que as lojas e outros estabelecimentos ficam abertos. De acordo com ele, a maioria das lojas seguem o seguinte horário:

Segunda e Domingo: Das 12h às 18h
Terça, Quarta, Quinta e Sábado: Das 10h às 18h
Sexta: Das 10h às 21h

Por enquanto, fico por aqui.
Escrevam seus comentários e sugestões para os próximos posts.
Até semana que vem!

 

6 ideias sobre “Rotterdam

  1. Valeria Cristina Crespilho de Oliveira

    Helena, seu blog está maravilhoso, já me certifiquei de não perder nenhuma publicação sua, que Deus abençoe vocês nessa nova jornada. Beijos.

    Responder
  2. Pingback: Exposição 007 | Helena Eher

  3. Pingback: Shopping Alexandrium (Rotterdam) | Helena Eher

Deixe uma resposta